Queridos médicas e médicos do Maranhão!
O Dia do Médico, destaca o compromisso, a dedicação e o comprometimento de todos aqueles que escolheram a medicina como profissão e missão de vida.
Ser médico é, acima de tudo, uma vocação e um chamado. É um compromisso perene com a humanidade, com a busca constante pelo bem-estar de cada paciente que cruzar o nosso caminho, seja curando suas doenças, seja aliviando o seu sofrimento.
A nossa jornada é construída com estudo, esforço, dedicação e sacrifícios. A rotina cotidiana do médico é intensa e desafiadora, exige não apenas conhecimento técnico, mas também empatia, paciência, determinação, carinho e resiliência. Em muitos momentos sacrificamos nossa vida pessoal e familiar, e até a nossa saúde física e mental para cumprirmos o nosso mister.
A cada dia nos deparamos com o inesperado e, por vezes, o inevitável. Testemunhamos momentos de alegria e também de dor. Vivenciamos o sofrimento do corpo e da alma em todas suas formas de expressão. No entanto, é através desses desafios que nos tornamos mais fortes e mais conectados com aqueles a quem servimos.
Apesar dos rápidos e extraordinários avanços da medicina como ciência, a sua essência, que é cuidar e acolher, permanece intocada. É nossa missão manter essa tradição, abraçando as inovações e, ao mesmo tempo, mantendo o lado humano da prática médica. Que não percamos jamais a sensibilidade, a empatia, a compaixão e o respeito pelos nossos pacientes, lembrando que, por trás de cada diagnóstico, há uma vida, uma história, e uma família.
Hoje, prestamos homenagem a cada médico que, com sacrifício, destemor, determinação, e altruísmo escolheu percorrer este caminho. A cada um de nós, agradecemos pelo carinho, pelo cuidado, pela dedicação e pela diferença que fazemos na vida de tantas pessoas. Que este dia sirva de lembrança para o orgulho e privilegio que devemos sentir por sermos médicos e para renovar nosso compromisso com aqueles que dependem de nós.
Parabéns a todos nós pelo Dia do Médico! Que continuemos a exercer nossa vocação com ética, compaixão e o desejo de sempre fazer o melhor.
José Albuquerque de Figueiredo Neto
Presidente do CRM-MA