O Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão (CRM-MA), em resposta às recentes discussões e aos comunicados públicos referentes à recomposição da equipe médica do Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Matos, em São Luís, vem a público esclarecer o seguinte:
O CRM-MA tem acompanhado ativamente a situação, participando de reuniões institucionais com o objetivo de mediar uma solução que preserve a qualidade da assistência e as boas práticas médicas.
Informamos que o procedimento administrativo relacionado ao caso segue em trâmite junto à Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde, do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA). Em razão de o referido procedimento ainda não ter sido finalizado, o CRM-MA aguarda o resultado da análise da perícia técnica que será realizada pelo órgão ministerial para seu posicionamento conclusivo.
No que tange à sua atuação fiscalizatória, este Conselho reafirma que continuará a seguir os procedimentos padrão de supervisão, zelando pela ética médica, pelas condições adequadas de trabalho para os médicos e pela segurança e qualidade do atendimento prestado à população infantil maranhense.
O CRM-MA reitera seu compromisso com a defesa da medicina e da saúde pública, pautando suas ações na legalidade, na técnica e na ética profissional.
São Luís (MA), 15 de Outubro de 2025
Dr. JOSÉ ALBUQUERQUE DE FIGUEIREDO NETO
Presidente do CRM-MA
CRM 2758 | RQE 331